quinta-feira, 14 de maio de 2015

O mundo está formado por átomos, a vida é feita de histórias

Ensaio
14 de maio de 2015
Por Betto della Santa, um Griôt contador de histórias.

(Para Var, ela. Com Gal, eano)

A menina-passarinha gostava de beija-flores, patos, cegonhas e Íbis [1].

A menina viu, por primeira vez na vida, aves voando em formação-V, com uma delas à frente do trajeto denfrente, e duas filas, atrás do que seguia datrás. Sabia já das teses 'a minuto' – aerodinamics-hipothesis – a explicar o fenômeno 'natural', e não ignorava, também, o revezamento de posições entre front-vanguarda, front-retaguarda e fileiras intermediárias. Mas a curiosidade era algo maior...
Escarafunchada e estouvada que era (a menina não parava um segundo, dava a impressão de que podia redemoinhar os pés e se pôr a voar!), encontrou na Nature a descrição dum fabuloso experimento com Íbis-eremitas, aves do Mediterrâneo. Um biólogo da equipa voava d'ultraleve (coisa de filme!), como se fora a dianteira do grupo alado. E de lá fez observações sem-conta.
Estêvão Portugal (juro que não é invenção, Ô pá!), London University, logrou gravar videodocumental, 43min, dos Íbis sobrevoando às belas colinas toscanas. Ocorre que quando a ave que segue à frente bate as asas o movimento total cria vórtex atmosférico. Trata-se de um delicado arranjo de cooperação-mútua em que o trabalho em equipe é nada menos do que fundante. Poupa-se energia no "drag" (efeito-arrastro) e divide-se, tecnicamente, ao trabalho.
A ave que, por descuido, deixa o 'V', de repente sente a resistência do ar pesar-lhe às asas, e faz retornar, de imediato. Quando a vanguarda se cansa, de pronto vai para a rabeira, sendo substituída, ato contínuo, pela retaguarda. O grasnar, pilrrear e solfejar das de atrás anima, encoraja e impulsiona as de afrente: estão juntas, sempre, a toda hora. Quando uma se magoa ou adoece, duas acompanham a cuidar-lhe, curar-lhe, colocá-la aí, de novo, a voar. Não mais que início.

A menina-passarinha amava às aves. E nunca mais deixou o 'V'.

Não sei bem como foi.
"Só sei que foi assim".

Notas
[1] https://www.pinterest.com/pin/365073113515946370/

2 comentários:

Adicione seu comentário.