quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Blog Síntese como um instrumento aberto de formação e propaganda antissistêmicas

Ensaio
08 de janeiro de 2015
Por Alex Bandeira, Mauricio Gonçalves e Silvio Aires, ex-integrantes do Movimento Síntese Socialista.

Lançado no dia 01 de novembro de 2013, o blogsintese surgiu fundamentalmente como uma ferramenta de comunicação e propaganda do Movimento Síntese Socialista, agrupamento político formado por ex-militantes – alguns deles históricos – e novos ativistas que nunca tiveram relações com partidos ou organizações políticas, que existiu durante quase dois anos. Sua linha editorial, todavia, sempre se pautou pela aceitação de opiniões e posicionamentos políticos de diferentes militantes com tradições e origens distintas, mesmo que em divergência com as posições do Síntese, por exemplo. Além de divulgar materiais do Síntese, o blog sempre procurou ser alimentado por textos de diferentes ativistas de várias áreas de militância, mas também por professores, intelectuais, artistas e/ou estudiosos, tendo como parâmetro a necessidade de crítica e transformação social, diálogo, polêmica e autocrítica das esquerdas. Também procurou abrir espaço para novos autores e jovens ativistas.
O pano de fundo dessa linha editorial é a visão de que as esquerdas antissistêmicas passam por dificuldades política, social e ideológica grandiosas, que a crise estrutural do capital não consegue colocar as classes dominadas em ofensiva, ao contrário. E que a colaboração e unidade das esquerdas não é apenas uma questão tática momentânea, mas mesmo uma necessidade objetiva ligada ao momento histórico dramático em que vivemos.
Com a dissolução do Síntese enquanto grupo político, formalmente em outubro de 2014, os seus antigos militantes resolveram, todos em comum acordo, independentemente de seus destinos políticos imediatamente distintos, manter o blog como um instrumento aberto de formação política e propaganda antissistêmica com a mesma linha editorial anterior.
Assim, ele continuará a ser um blog das esquerdas antissistêmicas, plural, de polêmica, aberto a novos autores, de crítica social e autocrítica das esquerdas. Continuará aceitando textos com formatos distintos [ensaios, resenhas, artigos, entre outros] e sobre os mais variados assuntos [políticos, econômicos, sociais, culturais, artísticos, sindicais, e assim por diante]. Um instrumento que buscará continuar a colaborar para a construção de uma hegemonia dos trabalhadores, das classes populares e seus aliados sociais, ao lado de tantos outros importantes blogs e instrumentos atualmente existentes.

Para contribuições e informações, enviem e-mail para sintesesocialistape@gmail.com | Utilizem o blogsintese!

Saudações antissistêmicas e emancipatórias!

Um comentário:

  1. Desejamos boa sorte ao Blog Síntese; espaço de resistência democrática das esquerdas. Paulo Magon.

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário.