sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Fortalecer a luta pela escola pública e pelos direitos dos trabalhadores em educação!

Ensaio [1]
05 de setembro de 2014
Por Fabiana Honório, militante ecossocialista e candidata a deputada federal por Pernambuco, n° 5022.

Da boca dos políticos do PT, PSDB, PMDB e PSB escutamos que a educação é a “salvação do país” e o futuro da nação. No entanto, quando chegam ao poder, a primeira coisa que esquecem é o orçamento público necessário e os investimentos nas escolas para viabilizar uma educação de qualidade. Foi assim com Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Campos (PSB). Não vai ser diferente se seus governadores e deputados forem eleitos. Por isso, os professores devem votar em candidat@s que estão comprometidos com as lutas e demandas nacionais, estaduais e municipais dos trabalhadores em educação!
É impossível haver educação de qualidade sem valorizar a carreira do magistério. O piso nacional do magistério foi uma importante conquista, mas o próprio valor do piso está aquém das necessidades de sobrevivência dos professores, que necessitam trabalhar com dois ou três contratos para alcançarem um salário razoável, quase sempre convivendo com os problemas de estresse e da imobilidade do trânsito entre os turnos nas escolas que ficam distantes umas das outras.
Em Recife, os professores fizeram uma greve e estão mobilizados devido à intransigência do Prefeito Geraldo Júlio (PSB) em viabilizar o PCCR e garantir a aula atividade. Estamos solidários com a luta dos professores, que necessita se ampliar ao máximo, com o apoio de vários setores da sociedade em busca da vitória! Por isso, defendemos:
·       Cumprimento da Lei do Piso Salarial em sua integralidade rumo à equiparação com o salário mínimo do DIEESE (R$ 2.979,25);
·       Garantia dos 25% dos orçamentos das três esferas de governo e 10% do PIB exclusivamente para educação pública;
·       Eleições diretas para diretores das creches e escolas;
·       Por um plano nacional de reformas e construção de escolas;
·       Garantia de merenda para todos, sem terceirização do fornecimento;
·       Universalização do acesso à escola pública, integral, básica e politécnica;
·       Fim do repasse das verbas públicas para faculdades particulares;
·       Garantia de vagas para todos nas universidades públicas.

Fabiana Honório - Deputada Federal 5022 – Pernambuco
Para acessar as propostas da candidatura, clique aqui.

Nota
[1] Administrado pelo Movimento Síntese Socialista, o blogsintese é aberto a colaborações de ativistas e intelectuais ligados aos interesses das classes populares e dos trabalhadores. Em debate interno, o Síntese definiu apoio à candidatura de Fabiana Honório 5022 para deputada federal. Este texto é parte da divulgação dos materiais e posições da candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seu comentário.