segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Campanha financeira de solidariedade


15 de novembro de 2013

Por Movimento Síntese Socialista

Síntese iniciou uma campanha financeira desde o dia 01 de novembro de 2013. Temos o objetivo de apoiar as lutas dos trabalhadores, dos setores oprimidos e das juventudes e, ao mesmo tempo, promover o mais amplo debate sobre as alternativas de organização para as classes trabalhadoras em geral e o proletariado em particular.

Neste sentido, o Síntese coloca suas energias à disposição de todos os movimentos das classes trabalhadoras e seus aliados numa perspectiva de auto-organização e em busca de um projeto de ruptura com os programas neoliberais e/ou social-desenvolvimentistas conduzidos pelos governos do PT em nível nacional ou do PSB em nível estadual.

Hoje, a realidade mundial confirma que os imperialismos são parte de um sistema capitalista em crise permanente que a cada dia tem submetido os povos do mundo ao mais terrível genocídio e barbárie, seja através das guerras, da fome e da destruição de nosso ecossistema. Em contrapartida, não foram poucas as lutas travadas pelos explorados e oprimidos. Desde a insurreição vitoriosa da população de Cochabamba na Bolívia que pôs abaixo o governo de Sánchez de Lozada em 2003, passando pela Primavera Árabe, pelos movimentos de trabalhadores precários e indignados na Europa ou pelo Occupy Wall Street, entre outros, um terremoto tem abalado os governos do capital em todo o mundo.

As manifestações de junho no Brasil são parte dessa onda e abrem um novo processo das lutas de classes no país. Um processo com componentes explosivos, que tende a manter-se aberto e que toma dimensões que fogem do controle das burocracias sindicais e das velhas fórmulas partidárias.

Esse movimento com algumas dimensões antissistêmicas sai às ruas e inaugura novas formas de manifestações, inclusive abrindo um importante debate sobre a necessidade de autodefesa dos trabalhadores frente a repressão do Estado. Protagonizados pelas juventudes e os movimentos populares da periferia, mostram o caminho.

Nosso compromisso é com as classes trabalhadoras, na defesa de seus interesses imediatos e na perspectiva da construção de sua tarefa estratégica: a construção de uma sociedade emancipada! Por isso, quando você encontrar nossos companheir@s oferecendo um bônus de colaboração, você logo reconhecerá neles o compromisso com esse compromisso. Também em 01 de novembro, como vocês tomaram conhecimento, lançamos o blogsintese. Ele é um esforço coletivo com o objetivo de estar à disposição dos trabalhadores e das juventudes além de divulgar suas demandas e contribuir com sua formação política e cultural.

Colabore e venha participar da construção desta ferramenta de luta.

Saudações socialistas e emancipatórias, 
Movimento Síntese Socialista